domingo, 31 de maio de 2009

Santo Amaro da Purificação


Eu fui a Sto. Amaro a procura de um Museu.Mas ele estava fechado.
E assim fiquei caminhando pelas ruas observendo as fachadas das casas,
o povo em seu dia domingueiro nas calçadas e ate na pracinha....
A maioria das casas mais antigas são em estilo mouro.Muitas com as fachadas todas de azulejos portugueses.Esta cidade fica a pouco mais de 40 kms da cidade da Cachoeira,
uma região produtora de cana-de-açucar, papel recicladoe outros generos alimenticios...
O Museu que eu quero conhecer se chama Museu dos Humildes e tem a ver com a historia de freiras que viviam enclausuradas no convento, atual Museu.

18 comentários:

cirandeira disse...

É curioso! A grande maioria das cidades menores fecham seus museus nos fins de semana. Acho que é por falta de verbas.Não têm dinheiro pra pagar os funcionários.Aliás,em cidades do porte de Santo Amaro, sequer existem museus, quando muito, têm uma biblioteca. Que também não abre nos fins de semana!Será que é porque é a terra da família dos Veloso?

olhodopombo disse...

O Museu fica num Conveto e esta pouco divulgado.
Em Santo Amaro,os Veloso nem aparecem muito....

olhodopombo disse...

O Museu dos Humildes, recem criado em santo Amaro da Purificação, é composto de trabalhos artesanais produzidos pelas freiras que viviam na clausura do convento(hoje museu), do sec.XVIII. O convento foi todo construido com azulejos portugueses.
as peças são obras criadas com asas de besouros, folhas de ouro e pedras preciosas; pinturas e objetos são originalissimos e representam varias tendencias artisticas...

olhodopombo disse...

Esta foto do blog não é o Museu...

Gustavo disse...

pode me explicar o que é arte postal?
poesia postal/ poesia intuitiva/ esqueci a outra,

são definições. Não gosto de glossários, mas sou curioso. Ah,adianta dizer que sou escritor? alguém acredita? preciso me empenhar para não me frustrar diáriamente.

olhodopombo disse...

papagaio mudo,
arte pstal eh todo trabalho que uma pessoa artista faz em envelopes ou cartões e envia pelos correios para outra pessoa artista....
no Google tem tudo sobre arte postal...

Arantza G. disse...

Desde 2002 me están editando poemas en una revista cultural a nivel provincial.
En octubre pasado el Departamento de Cultura del Ayuntamiento de mi ciudad, editó un libro con cinco autores pertenecientes a esa revista cultural. Cinco autores con estilos diferentes, cuatro hombres y yo la única mujer y que participaba con poesía.
Gracias por tu interés.
Un beso

Pedrita disse...

santo amaro sempre me lembra caetano veloso. e minha mãe q nasceu no bairro de santo amaro em são paulo. beijos, pedrita

Marcelo disse...

E ali nasceu o Grande Caetano e a Bethania...Jamais conseguì legar ate là...Na próxima, con certeza que sim...
bjs!

olhodopombo disse...

Arantza,
visualizei seu livro de poemas...

olhodopombo disse...

Pedrita,
eu tambem, sempre fiquei com isso na cabeça, Santo Amaro e Caetano Veloso, sinonimos...

olhodopombo disse...

Marcelo,
Santo Amaro esta bem proximo de Salvador...

Anônimo disse...

Tiraram a foto do point do K.O.F
hahahah!!!!!!!!!!!!!!

Emerson de Lima disse...

Olha eu sou de Santo Amaro e o Museu dos Humildes fica no meio do mercado e é um colegio é conhecido como convento

amapagu disse...

O museu Recolhimento dos Humildes não é recém criado. Possui um importante acervo,que não é apenas rico em historicidade e arte,é rico também em contexto social,para entender sobre a "aristocrática" sociedade açucareira.Somos um povo pobre,mas culturalmente ativo,temos museus,sim.Temos um povo q faz arte,mesmo solitária sem apoio do poder publico e nem da iniciativa privada.Realmente o museu não abre aos domingos,ele é mantido pelo governo do Estado,não dispõe de estrutura técnica e humana para prestar tal serviço.Infelizmente o nordeste sofreu e sofre pela ausência de políticas publicas q contemplem as artes e as manifestações culturais.Temos dois Brasis,o do sul/sudeste,onde acontece a efervescência artística,e o do norte/nordeste,onde quem faz cultura são os guerreiros de uma causa sem padrinhos.Acho que vcs devem voltar a Santo Amaro e conhecer essas pessoas no sábado e na segunda conhecer os museus.Principalmente procurar as pessoas q escrevem por aki,q são mto boas.Temos bibliotecas tbm,vale a pena uma visita.


Saudações Santamarenses e artísticas!

olhodopombo disse...

Sim, o MUseu dos Humildes não é recem criado, o que me causou surpreza ao visita-lo em dezembro passado com um colega do meu curso de Museologia de Cachoeira.É até possivel que eu faça um estagio neste Museu, que é muito singular.

Anônimo disse...

"LuLu teles"

felizmente nossa cidade tem um grande patrimônio historico mais não bem reconhico,por falta de pessoa que goste deste tipo de serviço que ame sua cidade e mostre tudo que tem por fora?
santo amaro não é só sinônimo da família veloso não ao contrário ainda existe grande familias e grandes artistas esquecidos pelos os orgão de força maior da cidade...

olhodopombo disse...

O estado da Bahia é um encanto. Fiquei deslumbrada em Lençois. Aqui se tem muito para ver/estudar/pesquisar. Amor ao país cada um tem que carregar dentro de si. Ninguem obriga o outro a ter sentimentos. Sinto falta de uma politica educacional mais voltada para a beleza natural, a beleza antiga a historia ja passada, sem detrimento de um olhar novo, contemporaneo. Mas para isso que estamos fazendo Museologia....