domingo, 18 de abril de 2010

COLEÇÕES

tartaruguinhas variadas: algumas feitas por artistas de Maragogipinho, transparente, quase invisível, é de vidro, e uma de pedra, com uma tartaruguinha em seu dorso veio da América do Norte.
tartaruga paraibana feita de seixos e tinta e durepox, eu trouxe-a de João Pessoa.
estas são feitas de papel machê, vieram de Recife, Maceió e Aracaju....
Com esta historia de fazer uma disciplina chamada Teoria dos Objectos e Colecções, resolvi incrementar a minha curiosidade no ato de coleccionar.Assim iniciei uma aventura na mania de coleccionar.E ai estão algumas peças da minha coleçãozinha de tartarugas; a surpresa foi ontem com a chegada desta lagartixa gigante, feita por um artista/artesão da cidade de Amargoza,aqui da Bahia, mais ou menos perto da minha Cachoeira.A lagartixa é feita de material organico, da casca de palmeira, tipo Dende, ou coqueiro, ou Piaçaba, vegetais que tinham sua abundância nos áureos tempos em que os humanos ainda eram mais humanos.Pois esta havendo uma devastação na vegetação dos lugares que é difícil de controlar.
E uma coisa legal da coisa do coleccionar: você de vez em quando , para para limpar, observar, contar(impossível livrar-se disso),mudar de lugar e outras coisinhas mais.Melhor coleccionar do que ler a Teoria dos Objectos e Colecções.....

3 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Coleccionar é uma mania. Em tempos coleccionei canecas. Parei a colecção quando o topo dos armários da cozinha e da sala, o seu interior, e as estantes começaram a ficar repletas de canecas. Mas tenho ainda canecas de porcelana da Alemanha, de casca de bétula da Sibéria, de madeira da Rússia, de pedra sabão da Costa do Marfim, de latão do Egipto etc. etc.
Se calhar vou postar no meu blog as minhas canecas. Obrigado pela ideia que me deste.

olhodopombo disse...

Luis,
colecionar canecas é bacana. minha Sofia gosta disto. Colecionar canecas.
Tambem gosto de coleção de bules de chá, ou melhor chaleiras.Vi uma materia sobre uma colecionadora inglesa que tem mais de 5 mil e 500 peças desde a ultima publicação da coleção dela.Fiquei alucinada pela coleção desta inglesa!

Zélia Guardiano disse...

Adorei esta postagem , Tamar, do começo ao fim.
Achei lindas as tartarugas, confeccionadas com os diversos materias, sendo que arrastei mais as asas para o lado das de papel maché.Explico: adoro este tipo de artesanato!Até andei me aventurando nesta direção, mas parei por falta de paciência. Achei muito trabalhoso...
Quanto à idéia de colecionar, acho super bacana. Eu coleciono chapéus. Não premeditei isso: aconteceu... Como tenho pele muito clara, de risco frente ao sol, tenho o hábito de proteger-me e os chapéus fazem parte dos cuidados.