domingo, 28 de fevereiro de 2010

Aranhas?

Tanto pode ser o calor infernal, quanto as queimadas que os energumenos andam fazendo nas poucas matas daqui, so sei que aparecerem na minha casa duas aranhas nos quartos da minha casa; em um deles fiquei 5 dias sem entrar, pois toda noite eu via da porta a enorme aranha na parede. eu apenas a ameaçava, que se não saisse minha vassoura a esmagaria.acontece que não mato aranhas grandes, so estas pequenininhas que insistem em fazer teias pela casa toda.os mineiros dizem que quando matamos aranha dentro de casa a casa fica empestada delas, que veem em busca da que morreu...eu ouvi muito isso la na serra da moeda, mg, aonde as aranha são grandes e perigosas/venenosas.
o povo queima tudo nas encostas, não chove, o calor esta de matar qualquer um e os bichos, coitados estão apenas procurando canto para se abrigarem.os humanos são crueis mas falam o tempo todo em jesus e tudo mais, sem o menor respeito ao outro ser vivente,,, palavras que nem os ventos querem levar!

8 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Aqui em Portugal nos meios rurais das minhas raízes, diz-se que as teias de aranha são dinheiro. Há quem se recuse a retirar qualquer teia de aranha para que o dinheiro não lhe falte. Daí que o melhor é apanhar a aranha antes da teia ser feita. Este pequeno tabu não conta o que se deve fazer ás aranhas, eu entendo que devem ser colocadas noutro local onde não se choquem connosco nem nos choquem a sensibilidade se fôr esse o caso.
Luís

olhodopombo disse...

Eita, Luis,
vai ver que seja isto que esteja levando meu dinheiro embora?
ja os japoneses dizem que teias de aranhas dentro de casa forma uma energia negativa que envolve todo o ambiente..e que temos que esmagar as aranhas
agora vai saber quem esta com a coisa que chamamos de Razão......

Luis Filipe Gomes disse...

Eu acho que ambas as culturas devem ter boas razões. Se eu fôsse um camponês da Beira que passásse o meu dia junto de animais como equinos, ovinos e gado vacum acho que me alegraria que môscas, moscardos e outros insectos que sugam e trincam dolorosamente e sem aviso fossem devorados por aranhas. Nos currais dos animais em que havia uma limpeza escrupulosa e uma escuridão conventual nunca vi limparem teias de aranha. Algumas com o tempo e a poeira das palhas dos cereais ganhavam uma consistência de estalactite.
A julgar pelo que li do Wenceslau de Moraes que viveu lá no Japão muitos anos e de outros mais recentes autores, se eu fôsse japonês não gostaria de ver na minha sala que serve simultâneamente de sala de refeição e de quarto de dormir aranhas ou teias delas.
De maneira diferente mas por razões idênticas os habitantes da floresta Amazónica dormem na rede e têm sempre por perto animais de estimação que comem aranhas.
Do terror das aranhas nomeadamente da tarântula, ficaram na nossa cultura histórias inquietantes e uma dança alucinante chamada tarantela.
Luís

olhodopombo disse...

LUIS,
para mim é fascinante ler o que escreve, tem sempre um bom argumento.Certamente as coisas são assim mesmo como descrve, apenas com um aparte:
na floresta amazonica esta o habitat propicio para os animais e insetos,os indios tambem sabem a linguagem deles.
em casa realmente não da conviver com as teias....

Arantza G. disse...

La Ciclogenesis explosiva pasó este fin de semana dejando un balance de destrucción por toda la península, los vientos llegaron a alcanzar los 240 kms/hora y arrasó todo lo que quiso. También ha habido algún fallecido por culpa de los desprendimientos y caidas de árboles.
Ya ha pasado y ahora toca limpiar y recuperar las zonas dañadas. Peor lo tienen en Chile.
La Naturaleza se está rebelando contra el ser humano; demasiado daño la hemos infringido y ahora nos lo está devolviendo.
Muchas gracias.
UN beso.

olhodopombo disse...

Arantza,
Tambem acredito que seja uma resposta da Natureza a petulancia e a arrohancia humana, tudo que esta ascontecendo ao redor do mundo.
a lei da ação e reação.....

Pedrita disse...

minha gata mata qualquer bicho q aparece. eu tenho várias aranhinhas, mas essas ela não mata, só brinca e elas comem mosquitinhos, o q me agrada muito. eu sempre gostei de aranhas. levei uma vez em um ônibus 6 vivas em vidros separadas para o professor no colégio. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

Pedrita,
as minhas gatas tambem eleimunam tudo que se mexe,
mas eu fico de olho para que elas não se metam com aranhas grandes.....estas eu não mato, mas tambem não convivio com elas....