sábado, 20 de fevereiro de 2010

Outra Historia da Cachoeira-Bahia/os BALÕES






Desta vez sobre balões.
Vocês sabem o que é chamado de balão por aqui?
São sacos plásticos cheios dos detritos que os humanos que vivem nas margens do
rio Paraguaçu produzem todos os dias doS anos, enquanto viverem.Acontece que a maioria das casas não teem sistema de esgoto sanitário.As pessoas usam os sacos como privadas,,, e que privadas!
Como eu estou procurando imóvel para comprar, tive o prazer(ou seria desprazer?) de ver de perto uma destas casas. O quintal da para o Rio Paraguaçu.... O que Achei lindo, mas algo me chamou atenção dentro da casa.O espaço que seria um banheiro tinha só um chuveiro, com uma valeta levando as águas para fora, sem canalização.Então conversando com a amiga que me levou para ver a casa e fiz o comentário que não tinha visto a bacia sanitária, ai então ela me contou.Que todas as casinhas humildes da região da margem do rio Paraguaçu sofrem da falta de sistema de esgotos sanitários.
Ai, meu D' us!
Não sei se tenho pena do Rio Paraguaçu, ou se tenho pena dos humanos que vivem em seu entorno!
E outra coisa: será que as autoridades do Sistema de Patrimônios da Humanidade faz vista grossa neste assunto ao pedir que a UNESCO inclua o Rio Paraguaçu naquele sistema de Paisagens a serem tombadas como patrimônios da humanidade?
Como o RIO poderá ser incluído num roteiro assim com estas características tão desumanas para o próprio rio e para as pessoas que vivem ali, a séculos em suas margens?
Por que as pessoas só querem dar valor a superficialidade das aparências?
Como acreditar num Sistema destes?
As fotos do blog não me deixam apenas criar palavras em vão, estão nelas contidas muito mais informações do que a nossa vã filosofia é capaz de deslumbrar.....

4 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Querida amiga, em Portugal e um pouco por toda a Europa, só há cerca de 50 anos para cá é que começaram a existir esgostos sanitários. Antes disso era como o que descreve. Ia tudo para os campos ou para os rios directamente. Hoje já quase todos os esgotos sanitários se fazem para estações de tratamento, mas foi necessário um investimento enorme.
Bom fim de semana. Um beijo.

Zélia Guardiano disse...

Tamar
O homem é expert em mascarar a realidade. É como se fosse um maquilador que, tendo diante de si um rosto desfigurado,preenchesse os sulcos com massa, colorisse a palidez doentia com corantes,colocasse esfera de vidro na órbita vazia, caso um olho faltasse...
É por isso que, quando vejo na midia notícias mirabolantes sobre o sucesso chamado Brasil, fico com o pé atrás. Não nasci ontem...E não é só Brasil; eu sei. Por isso iniciei dizendo que " o homem é expert em mascarar a realidade".

olhodopombo disse...

Nilson,
Certamente não estou alienada a isso.O que mechama a atenção é o total descaso em cima da situação, e os discursos hipocritas que são feitos em todos os lugares...

olhodopombo disse...

Zelia,
e eu fico aqui so a imaginar qual o segredo do Japão com relação ao que seus milhões de habitantes produzem a partir do que digerem.....aonde vai tudo aquilo...no livro Xogum o autor descrever bem os profissionais desta area com seus baldes.....