quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Eu queria que eles ficassem juntos, mas não deu....


Estas são obras expostas numa praça publica de Cachoeira, como obras de ARTE.
Foram canhões utilizados pelos portugueses, nosso colonizador primeiro,contra os
invasores holandeses, que tentaram dominar e fazer da Bahia e Pernambuco, provincias independentes de Portugal; o interesse dos holandeses era o cultivo da cana-de-açucar, na epoca considerado ouro em po.
A historia conta que, a Holanda chegou na costa baiana na decada de 20 do ano 1624, guerreou com os portugueses aqui ja estabelecidos e por pouco perdeu.Foi a Espanha quem enviou a Bahia
uma poderosa esquadra de 52 navios de GUERRA, com cerca de 12 mil homens e em maio de 1625 os holandeses se renderam, sendo expulsos da região.
Daqui eles se dirigiram a região mais ao norte, no estado de Pernambuco a partir de 1630, eles se mantivaram durante quase 20 anos no cultivo do açucar, mas quando tentavam fazer do estado pernambucano uma provincia holandesa, nova guerra, novas expulsão;
alguns se embrenharam pelas matas no sentido mais ao norte,e foi destes holandeses(expulsos, ou fugidos)
que deu origem a familia do meu pai;
os famosos marranos, expulsos de Portugal na epoca da inquisção porque eram judaizantes. Outros subiram ainda mais chegando aos Estados Unidos e fundando Manhatham....

19 comentários:

Carlos Paredes Leví disse...

En 1654 llegaron a los actuales Estados Unidos los primeros judíos huídos de Brasil...
La primera sinagoga de allí, si mal no recuerdo, la construyó Judah Touro y si continúo sin equivocarme; en Newport...

Un saludo.

Arantza G. disse...

Toda una lección de Historia.
Lo que no me parece es que unos cañones estén expuestos como obras de arte. Vale que lo hagan como parte de la Historia, bien sea de una ciudad o un país pero como "obra de arte" me parece excesivo.
Un beso.

olhodopombo disse...

Levi,
sim foram com estes conquistadores holandeses que vieram os judeus que tiveram uma prospera comunidade em Recife, capital de Pernambuco, onde foi construida primeira Sinagoga das Americas,
Tzur Israel.Eles acharam o local em Recife, pooucos anos atras e fizeram a restauração dela, da Sinagoga, com a historia contada detalhadamente.eu a visitei ....
e a Sinagoga de Nova Yorque foi sim, dos judeus que foram embora de Recife, Pernambuco.....mas eles ja haviam erguido a daqui.

olhodopombo disse...

Arantza,
mas é justamente o fazer de canhões obras de arte é que me deixou pasma.e por isso fico achando de uma hipocrisia desmesurada quando condenam os povos que se defendem....

Marcelo disse...

Sempre tive interes em saber a historia dos holandeses no norte do Brasil...E um bom comeco pra seguir o que li aqui!
Um beijo
OBS: caniche é aquele cachorro frances, que tem os cabelos caracolados, geralemte brancos ou negros, e que sao muito chiques...

olhodopombo disse...

Marcelo,
dizem alguns que foi uma lastima que eles tivessem ido embora sem conseguir fazer de Pernambuco um territorio independente da coroa portuguesa.
Em Recife toda obra arquitetonica que eles fizeram trezentos e setenta anos atras
continuam embelezando a cidade, que são as pontes
e alguns edificios ocupados pelo poder publico.

Unknown disse...

Peço-lhe que nos mostre também as outras obras de arquitectura. Edifícios, pontes, etc.
A história vista anos depois dá-lhe um sabor diferente. Aqui já não se respira ódio nem represálias. Apenas uns canhões semi-abandonados.

olhodopombo disse...

Direitinho,
aqui tambem, graças a D us, não se tem mais esta coisa de rancor em relação ao passado; os canhões são apenas lugares de se fazer turismo. E em nenhum voce ve escrito em letras a historia pela qual o canhão tomou parte.Estes dois ficam juntos e em frente ao Rio Paraguaçu.Como devo me mudar para a cidade de Cachoeira, é provavel que colocarei outras imagens.

Aura Sacra Fames disse...

Cometeste um erro recorrente entre aqueles que tratam das invasões holandesas no Brasil colonial, pois esquecestes de mencionar o papel preponderante que a Paraíba ao lado de Pernambuco e Bahia possuiu durante essa época, sobretudo quando da expulsão dos batavos, pois na famosa Batalha dos Guararapes foi este estado que forneceu a liderança que mudou a história do Brasil, Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Felipe Camarão.

Caso queira trocar idéias a respeito deste e de outros temas, entre em contato.

Abraços
aurasacrafames.blogspot.com

olhodopombo disse...

Aura,
na verdade o meu post foi mais para falar dos canhões,
nem foi para falar propriamente da historia das invasões holandesas.
Quero crer que a Paraiba, o estado aonde eu nasci nada teve a ver com a batalha dos Guararapes, mesmo porque a distancia geografica do morro dos Guararapes, na reegião pernambucana do Jaboatão ate a Paraiba eh um boa distancia em quilometros.E quando eu estudei a Historia no periodo colegial, estas tres figuras constam como pernambucanos e não como herois paraibanos.Vou averiguar a sua informação.
Para mim , o restou foi que eu nasci da mistura dos holandeses pelo lado paterno e pelos portugueses galicianos do lado materno.ambas familias fugidas da perseguição aos marranos que judaizavam....

Aura Sacra Fames disse...

Sua resposta está em meu blogue.

olhodopombo disse...

ok...
e afinal os tres herois aqui citados por voce
são paraibanos que lutaram ao lado dos peranmbucanos, eh isso?
ja li em algum lugar que os holandeses foram muito bem recebidos pelos idios paraibanos, ao contrario do que acontecia antes .
e que os primeiros brancos que chegarm por la foram os holandeses, e que teem a fama de serem seus fundadores....

Aura Sacra Fames disse...

Você deseja receber uma artigo acerca disso para que todas essas divergências possam ser esclarecidas, se sim, deixe um e-mail para contato em meu blogue. Depois disso espero que nos tornemos ávidos leitores um do outro.

Abraços
aurasacrafames.blogspot.com

El Castor disse...

Más que una plaza pública el lugar indicado para los cañones sería el patio de alguna fortaleza.
Saludos.

olhodopombo disse...

El Castor,
esta pequena cidade foi toda usada como fortaleza na epoca das invasões, hoje eh apena suma bucolica cidade que esta resgatando a sua origem, a sua historia.
os canhões ficam na praça e as crianças gostam de brincar em torno dele...

Arantza G. disse...

Hola, paso a desearte un feliz fin de semana y dejarte un beso.

olhodopombo disse...

Arantza,
Gracias...
Vou a Cachoeira.....
passar meu final de semana.....

Zica Cabral disse...

que bom ler mais alguma coisa sobre a historia do Brasil.
Incrivelmete, em Portugal quando estudei historia so nos ensinavam que oBrasil tinha sido uma colonia portuguesa etc etc mas depois, como pais propriamente dito, deixava de existir.
Como grande amante de historia comecei por, estudar a fundo as primeiras civilizacoes e a importancia que tinham na Europa, mais tarde fui para a America do Sul, Peru, Chile, Argentina e depois, recentemente plo Brasil que sempre foi um pais que me fascinou.
Infelizmente, nunca la fui mas gostava sobretudo a regiao da Bahia e da Amazonia. Mas ainda sou muito verde em Historia doBrasil. Por isso aprecio estas achegas. Ja sou fa do blog de Aura Sacra Fames e vou la todos os dias ler e aprender um pouco mais.
Um beijinho
Zica

olhodopombo disse...

Zica Cabral,
Cabral, o Pedro Alvares foi o promeiro navegador portugues que chegou aqui.Depois que ele abriu as portas para o Caminho ate aqui, muitas coisas aconteceram.A histori ado Brasil eh muito interessante.E so recentemente eh que ela vem sendo contada de uma forma decente,gosto muito de ler sobre o assunto.
bjs