sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Buzios, um Paraiso?

Praia dos Ossos, aqui nos tempos passados, os pescadores de baleias, as desossavam e em grandes caldeirões desmanchavam suas gorduras para transforma-las em oleo que era levado para a Europa, para servir de combustivel nas iluminações publicas, por anos a fio eles mataram as baleias desde o litoral sul da Bahia ate o litoral norte de Santa Catarina.Neste tempo ate a população nativa buziana, uma mistura de indigenas com escravos africanos, recebeu sangue japones, dos marinheiros/caçadores que faziam parte das matanças das baleias.Estes japoneses se acasalaram com varias nativas de Buzios, deixando os olhos amendoados em muitas faces das pessoas de Buzios. Um detalhe a acrescentar:no local aonde os homens cozinhavam a gordura das baleias se tornou a Igreja Catolica do lugar, igreja de SantAna.
Praia da Armação, contorna toda a vila ate o centro comercial.Hoje não é possivel banhos de mar.Algumas pousadas jogam seus detritos neste mar maravilhoso, aonde aprendi a nadar, para fazer mergulho submarino....
Pedras na praia da Tartaruga.Como ja diz o nome aqui elas veem desovar.Não na spedsras, obvio, e sim na areia que é totalmente diferente da areia das outras praias.Felizmente so existe uma pousada nesta praia.
Num final de tarde , o Sol
se pos em forma de disco voador.Ou seria o Ceu querendo olhar mais atentamente este pequeno paraiso, atualemnte tão depredado pelos humanos, insanos?
A Ilha Feia, que de feia não tem nada, ao fundo completa a bucolica paisagem.

10 comentários:

Arantza G. disse...

Qué belleza de imágenes...
Un lujo para la vista.
Besos

olhodopombo disse...

um luxo do qual me alimentei por 13 anos!

Arantza G. disse...

Siempre me ha gustado el mar y sin embargo yo vivo en el interior. Me relaja tanto contemplarlo...y son tan escasas las ocasiones que tengo para verlo.
Feliz fin de semana.
Besos

olhodopombo disse...

estarei aqui,
quando quisere contemplar um mar brasileiro...

Anônimo disse...

You have a very artistic eye. I especially like the photo with all of the light funneling into the Bay. Very powerful image.

olhodopombo disse...

NaturalMoments,
thanks for your commentary
in my blog....

Unknown disse...

Excelente informação totalmente desconhecida para mim até agora (e eu até conheço Búzios...)
Linda esta última foto!

olhodopombo disse...

JM
ok. Buzios com certeza foi um dos lugares que os deuses vinham banhar-se quando estava frio do outro lado do oceano Atlantico!

Zica Cabral disse...

que imagem linda.
Porque sera que as Ilhas tem uma magia especial? Pelo menos para mim. Sempre sonhei viver num Ilha pequenina e e onde vivo agora. Num paraiso tb.

olhodopombo disse...

Pois, as ilhas teem mesmo uma magia...
as aguas do mar são espelhos a rodea-las..
Iemanja em toda a sua plenitude....