domingo, 15 de junho de 2014

Visita ao novo Museu de Recife, "Cais do Sertão"

 
 





Hoje eu sai para visitar e conhecer o novo museu de Pernambuco, aqui em Recife, chamado "Museu Cais do Sertão Luís Gonzaga". Sim, é um belo espaço, não, não se fala em Museóloga ou Museólogo mas sim  se fala em curador, que coincidência ou não vem do Museu da Língua Portuguesa, que está na cidade de São Paulo e é o idealizador ou quem fez o projeto deste museu pernambucano. O projeto dentro do padrão cibernético daquele da língua portuguesa. Afinal de contas por que existem os cursos de bacharelado em Museologia no Brasil, se os próprios museus são gestados e os discursos são criados por profissionais de outras áreas e as expografias são criadas por CURADORES que não tem formação em museologia?
O Museu está localizado aonde foi o antigo porto de Recife, (no bairro chamado Recife Antigo ou o que chamamos de marco zero) nos armazéns que foram readaptados para espaço museal, aliás muito bonito, sem dúvida. Tinha muita gente hoje a tarde e com certeza será um museu muito visitado no futuro próximo.
 Este museu terá como figura principal o homem do sertão e a figura do cantor Luiz Gonzaga é quem está representando a história desse personagem nordestino tão pouco ou quase nada considerado, pouco respeitado.

3 comentários:

Pedrita disse...

um lugar que gostaria de visitar. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

seja bem vinda, Pedrita....

Liliane de Paula disse...

Acho que Luiz Gonzaga é respeitado como artista de raízes nordestina. Ou não?
Ainda não conheço, esse novo espaço.
O que sei e sinto é que nosso Prefeito, que é um gestor nota mil, tem feito maravilhas no pouco tempo que está na Prefeitura.