segunda-feira, 30 de junho de 2014

SÉRIE " antropologicas de Recife"





Fotografei da janela dos ônibus que eu viajei hoje pela cidade de Recife. São muitas imagens, muitas coisas acontecendo por todos os lados, mas quase tudo se encaixa num denominador comum: a corrida pelo dinheiro, pela sobrevivência; em todos os pontos de bus, (com raríssimas exceções) os vendedores de alimentos ambulantes estão presentes, com  as suas iguarias produzidas pela indústria em sua grande maioria. Ainda bem que a água de coco está presente em algumas barracas, mas as outras frutas da região estão sumindo.
Além do comercio de alimentos industrializado o lixo é o maior astro, quando chove, a lama e os restos de detritos das sujeiras ,que são as marcas dos humanos se faz presente em todos os bairros e ruas da cidade. Mas o contraste com os novos arranha céus  e suas aparências burguesas (também por todos os cantos da cidade) dá um toque mágico a tudo o que um olho gosta de captar....

3 comentários:

Pedrita disse...

aqui tb tem muita barraquinha de comida na rua. eu acho q as frutas acabam estragando mais rápido, então por ser muito perecível eles podem ter prejuízos. aqueles biscoitos snacks duram séculos. bem como os refrigerantes. na barraca de fruta q minha mãe vai eles não trazem néspera pq é muito perecível. por sorte a feira traz. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

Pedrita,
não me incomoda os ambulantes nas ruas tentando sobreviver. Me incomoda mesmo é o lixo que não sabem tatar. Quanto aos alimentos vendidos já houve um tempo que as frutas eram presentes, assim como roletes de cana, pirulitos, algodão doce, pipocas...creio que a coisa do alimento é a mudança no hábito alimentar da própria população e não a perecividade da fruta, pois jaca, pitomba, jambo, goiaba, coco, pinha, macaíba, mangas, graviola, fruta pão, abacaxi, jenipapo, carambola, jabuticaba e outras, sempre foram muito consumidas por todos nós e hoje estão em extinção...

Pedrita disse...

o lixo me incomoda muito tb. lixo é no lixo e rua não é lixo. como no tapete da sala tb não é lixo apesar de ser chão tb.