sábado, 29 de dezembro de 2012

Para pensar II

Hoje eu estava brincando com a Luz, na minha cozinha. Dá brincadeira surgiu essa imagem. Que eu quis fazer para todas as mulheres que são "obrigada" a usarem burkas. Claro que estas mulheres nem sabem que eu existo, muito menos que o meu blog está aqui identificando-as. Não importa. Eu sei que elas existem. Só não sei até que ponto isso da "obrigação" ou não do uso desta indumentaria é real. No livro "NEVE", escrito pelo  turco Orhan Pamuk, (premio Nobel de Literatura, 2006) ele escreve do suicídio de jovens turcas em torno da obrigação de usar o Véu que cobre a cabeça das mulheres muçulmanas de uma pequena cidade da Turquia. Aliás livro muito bom que eu não vou comentar aqui porque já o fiz no meu blog sobre leituras.(http://abrkdbra-coisasdavida.blogspot.com).
Mas voltando ao caso de burka, de cobrir-se com Véus, sempre meu pensamento voa. Será que este uso é para evitar estupros? Como alguns sugerem? (em Neve se fala disso também); será para cobrir a beleza das mulheres para que o estrangeiro não a ver e cobiçar? será para cobrir a velhice e feiuras delas ? Quem primeiro teve esta idéia de cobrirem as mulheres? os homens ou as próprias mulheres?
A verdade é que eu penso que atrás de uma burka uma pessoa pode tudo com os olhos!

6 comentários:

Pedrita disse...

eu acho que são duas questões. acho lindos os véus, ficam bonitos e me incomodo com a proibição na frança de usá-los. mas a burca foi criada bem depois, esconde tudo, quase impede a mulher de andar e o pior é q permite q elas sejam espancadas e ninguém vê. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

Leiam "obrigadas". Quero tanto escrever que engulo as letras!

olhodopombo disse...

Sim Pedrita, os véus são interessantes; a burka também. Isso de apanhar já é outro parangolé. Com roupas ou sem roupas a brutalidade contra a mulher é bem real; lá e aqui, sem fronteiras.

Unknown disse...

Não sei o que na verdade se passa porque aquilo que nos chega desses hábitos se contradiz.
Li no passado mês que eles(países islâmicos) recrutam agora entre as jovens europeias adeptas para usar a bruka e em troca pagam-lhes um a renda mensal.

Votos de um bom ano - 2013

Pedrita disse...

eu não acho a burka interessante, acho os véus culturais e lindos, as burkas são uma violência contra a mulher e provocam mais violência.

olhodopombo disse...

Coelho, deve ser alguém muito "fodida", para receber dinheiro com essa finalidade: usar uma burka! Meadmiro que na Europa, que se intitula tão "civilizada", ainda existir essas carẽncias! Só mesmo pagando é que eles, os falsos religiosos conseguem impor suas ideias sem fundamentos.