quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Historias de Cachoeira-Bahia

Um medico daqui contratou os serviços de uma cozinheira(destas que chamamos "cozinheira de mão cheia"), para trabalhar para ele e mais 4 familias numa casa de praia no Estado do Espirito Santo.Normal, tudo bem.Tudo bem?Não porque não foi negociado o valor que seria pago.Mesmo assim a mulher foi. Dormiu no chão, toda a semana carnavalesca,sequer viu o mar em momento algum, se esbaldou para satisfazer as pessoas das 5 familias e no final, quando retornaram , ele lhe deu 60.00 reais adiantos dos 80,00 reais que ele julgou certo para pagar os serviços da "cozinheira de mão cheia"....Vi a mulher na casa dela prostada num sofá, com uma tristeza tão profunda estampada no rosto que me remeti a epoca da escravidão africana no Brasil, ou melhor no mundo, mesmo.
E vim para a minha casa remoendo botões...o que se passa na cabeça de um medico, bem pago, gordo, com boa moradia na cidade, muitos pacientes/clientes numa hora dessas de avaliar por baixo , quase uma esmola, o trabalho de uma profissional competente na coisa mais importante de um ser animal, humano ou não, que é a alimentação?
Ai me pergunto:
JESUS SALVA?
QUEM?

7 comentários:

Zélia Guardiano disse...

É assim mesmo, Tamar.É mais fácil encontrar solidadriedade entre as pessoas mais humildes.Penso que aqueles que passam por dificuldades para sobreviver, são mais sensíveis aos problemas alheios.Já os mais abastados... É uma pena!

olhodopombo disse...

Zelia,
a pior coisa que eu ouvi da boca dela é que o tal medico vi passar semana santa la e chamou-a de novo para cozinhar,
e o tripior?rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
r, ela ja aceitou!

Zélia Guardiano disse...

Viu só?A pobre criatura já está acostumada a fazer as vezes de escrava...É por isso que o mundo não muda;quero dizer, muda, mas muda pra pior...
Respondi seu comentário lá no blog...rsrsrsrs...

olhodopombo disse...

Zelia,
a atitude dela é o meu maior tormento!

Zélia Guardiano disse...

Acredito! É triste encontrar uma mentalidade assim e não poder interferir. A coisa está muito arraigada, Tamar...

Luis Filipe Gomes disse...

Não sei o que te dizer. A humildade é entendida muitas vezes erradamente. Há quem pense que os humildes podem ser humilhados. Recebem grandes lições da vida essas pessoas que exploram os outros dessa maneira que descreveste, ainda que isso não remedeie o mal que entretanto já provocaram. Talvez que se alguém falásse com essa senhora cozinheira de modo a acompanhá-la quando ela fizesse seu contrato verbal para negociar o pagamento justo e que a acompanhásse na hora de receber.
Se o diálogo não funcionar também é possível publicar o nome desse médico e envergonhá-lo aí e onde ele tem consultório. Mesmo que ele não tenha vergonha serve de aviso para outos que ele tente enganar.
Força amiga,
Luís

olhodopombo disse...

Luis,
ja pensei nisso, pois sei o nome dele.
Mas o feudalismo ainda impera por estas paisagens...
Fico a pensar se ela vai mudar o comportamento se eu fizer tal coisa...ou se eu vou me expor e de nada concreto no sentido de melhorar tais atitudes acontecer...
enfim um paradigma....