domingo, 21 de fevereiro de 2010

Eu e o Trem

passamos juntos e eu confesso que tive medo,,,,,,

9 comentários:

olhodopombo disse...

A ponte Imperial, que esta sobre o Rio Paraguaçu separando,ou seria juntando as cidades de São Felix e Cachoeira.....??????????????????

Luis Filipe Gomes disse...

Bravo minha bela Pombo. Ou direi brava minha bela Pomba.
As pontes são sempre ambíguas. Em Portugal é comum pagar uma portagem para passar algumas delas. Acontece em Lisboa com as duas pontes que atravessam o Rio Tejo.
A tradição vem dos tempos da Idade Média, do Feudalismo. No norte de Portugal uma das pontes dessa época tem uma torre no meio, como a torre de um castelo, para abrigar uma guarnição militar. Parece uma coisa bonita, mas só para quem vê a superfície das coisas.
Luís

olhodopombo disse...

Bem Luis Felipe, prefiro prefiro Pombo, mesmo....
Aqui se fizerem uma coisa desta, de pagar para atravessa-la, certamente as comunidades jamais se falariam pessoalmente...mas bem que os politicos gostariam disso.
Fico imaginando a Idade Media com todo o aparato militar
e concluindo que so poderíamos chegar aonde, estamos hoje...

Zélia Guardiano disse...

Adoro trem! Adoro ponte! Os dois juntos formam uma combinação perfeita! O trem marcou minha infância e juventude. Meu pai, ferroviário,inspetor, vivia para lá e para cá de trem, e uma vez ou outra me levava com ele.Lembro-me de uma cidade do Paraná( mas não lembro o nome)em que o chefe da estação tinha uma filha da minha idade.Quando eu ia para lá com meu pai, enquanto ele ficava no escritório fazendo seu trabalho, eu ficava brincando com a amiguinha...
Meu pai ficava sempre longe de casa. No inverno eu sentia mais saudade! Até hoje, quando faz frio e ouço um trem apitar ao longe, fico triste. Às vezes choro.
O inverno me deixa muito sensível...
Mas, falemos da foto: Linda!!!

olhodopombo disse...

zELIA,
eu tambem adoro trens.ja fiz muita sviagens neles, como simples viajante.quando criança em Recife iamos a campina Grande na Paraiba de term, a viagem durava quase uma eternidade, mas iamos felizes porque muitas paisagens e muito rolete de cana chupavamos.Era como um pic nic dentro do trem, ja que a minha mãe costumava levar tudo que consumiamos na viagem,,, eita epoca gostosa!como se diz eramos felizes e não sabíamos.
depois fiz muita viagem entre Rio e São Paulo naquele trem da meia-noite, em geral, dormindo, mas gostava do cafe da manhã do trem.
depois fiz outra viagem longa: de Vitoria no Espirito Santo a Belo Horizonte, foram dois dias e duas noites e com duas crianças pequenas...
Eita Vida Aventureira.....

Zélia Guardiano disse...

Maravilha, Tamar!
O trem tem uma simbologia impressionante! Basta a gente recordar cenas inesquecíveis de filmes que envolvem a imagem do trem para confirmar isso. "Passagem para a Índia" é um exemplo. E que dizer de " Assassinato no Oriente Expresso"?

olhodopombo disse...

e o que dizer de TOMATES VERDES FRITOS? neste filme nunca um Trem foi tão forte para mim....

Zélia Guardiano disse...

Verdade! Tomates verdes fritos!!! Inesquecível...
Mas ontem me lembrei dos filmes e cortei a linha inicial de nossa conversa: o trem nas nossas vidas...Adorei as suas lembranças!Fui lendo e pensando: a mesma história... Só mudam o cenário e os personagens! Delicia de recordação...

olhodopombo disse...

Zelia,
ainda acho incrivel como uma simples foto pode nos remeter tanto ao que passou quanto ao que é, e ainda vislumbrar o porvir......