quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PASSIVIDADE DO BRASILEIRO








EU VIVO querendo entender a passividade do nosso povo brasileiro. Viajei para Recife (PE) saindo de Salvador (BA) em um voo da empresa aérea Avianca com escala em Petrolina (Pe), que quando vendeu o bilhete nos disse que a escala seria apenas para descer e subir passageiros. Ou seja, uma escala programada de 20 minutos. Ao chegarmos em Petrolina a equipe da Avianca resolveu limpar o avião, que estava parecendo uma rua qualquer de uma cidade qualquer do Brasil, ou seja PODRE DE SUJO! Tudo bem. Ótimo viajar com conforto em uma nave limpa. Porém logo após a limpeza, nós que ficamos dentro da nave esperando os que iam viajar para o mesmo destino que nós, ou seja Recife, de repente ouvimos uma voz dizendo para descermos para o saguão do aeroporto de Petrolina por algo operacional e que seria por pouco tempo. Descemos e esperamos cerCa de duas horas para voltarmos a voar! Não disseram que tipo de operacionalidade foi essa que atrasou o voo em mais de duas horas e meia!
As pessoas desceram caladas e retornaram caladas (menos eu, que quis saber do que se tratava, em vão!). Sequer deram importância ao fato!
Me parece aquela música do Zé Ramalho em que ele fala da boiada que vai para o matadouro em fila silenciosa.
Eu, além de fazer a minha reclamação in loco uso o espaço do meu blog para fazer o que deve ser uma denúncia pública!

4 comentários:

Pedrita disse...

tem gente q realmente se cala. mas eu não acho o brasileiro passivo não. talvez não saiba q tem direitos ou como lugar por eles. mas aqui em sampa há o pixo, gente q pixa tudo qt é lugar com letras esquisitas e sim, isso é uma forma de dizer a quem mora melhor q nós nos importamos com as diferenças sociais. mesmo q de uma forma esquisita, é uma forma de protesto. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

Pedrita eu vi a pixação por toda a cidade de São Paulo; mas parece que virou arte, apenas. Provavelmente quem mora bem, nem olha mais para as pixações. Passa tudo batido. Agora em termos gerais, na minha opinião o brasileiro é passivo sim, só sabe reclamar in off com amigos. E a sujeira impera. E é uma lástima que um avião fique tão sujo depois de um voo de apenas 45 minutos!

Pedrita disse...

fatima, há dois tipos de manifestação nos muros. o grafite com desenhos e socialmente aceito. dificilmente feito por pessoas pobres e o pixo, letras em geral pretas e com o desafio de ir nos lugares mais difíceis. pixo é um movimento social da periferia nos bairros da cidade, principalmente melhor favorecidos como forma de dizer q nós estamos aqui.

olhodopombo disse...

Entendi Pedrita. Realmente eu vi diferentes tipos de Gradites.