terça-feira, 12 de outubro de 2010

por que escolher?

grupo de estudantes e estudiosos da arte rupestre em Lençois na Bahia 2010
serra das Paridas 2010


olhando as fotos que eu fiz durante o encontro de arqueologia na Chapada Diamantina e ao mesmo tempo vasculhando o arquivo pessoal para montar o trabalho de antropologia visual eu fico pensando: por que escolher o que fazer?
Arqueologia?
Antropologia?
Arte Postal?
Arte Rupestre?
Arte Sacra?
Teoria de Objectos?
Documentação?
arte pura?
fotografia?
HISTORIA?
quantos caminhos.....e tantas encruzilhadas.....

6 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Arte sacra seria o meu palpite até porque tu tens o distanciamento da coisa religiosa que te permitirá olhar científicamente.
Não sei se tens acompanhado os meus ex-votos, mas eu tenho defendido que toda a arte tem essa carga votiva. Não digo que seja o artista o crente mas o seu trabalho está na órbita do crente. Por outro lado quando o próprio artista é o ofertante do ex-voto, a crença na coisa religiosa está lá ainda que veladamente sobre camadas. O exemplo mais óbvio é o de Frida Khalo. Todos entendem que aquela arte é surrealista. Breton afirmou mesmo que a verdadeira surrealista era ela e não ele. Mas dizer que aquela arte é ex-voto já não é tão vulgar. A arte dela é também um tanto "naïf" no sentido popular de não cumprir os canônes das academias tal como a arte de David Hockney faz hoje em dia. A sua "naïveté" nos cadernos diários foi ao ponto de louvar Estaline como um Santinho, não por ser ingénua mas porque ele tinha sido a boa besta que livrou o mundo do mal maior que era o fascismo nazi.
Estou a desviar-me do assunto.
O ex-voto tem a ver com tudo, antropologia, arte postal, teoria dos objectos, fotografia, história, e claro arqueologia, arte rupestre. É tudo o mesmo caminho só precisa colocar setas de direcção a cada encruzilhada.

olhodopombo disse...

fantastico o seu comentario e muito bem colocado, chegando na hora exata.
na encruzilhada começo a vislumbrar caminhos...

Zélia Guardiano disse...

Tamar, querida
Penso que é o mesmo que estar num labirinto...
Mas você tem muito discernimento!
Grande abraço, amiga!

Pedrita disse...

nem me fale, deve ser a mesma agonia q tenho q livro ler depois q termino um. uma sensação de impotência a tantas possibilidades, acho q eu ficaria mais fascinada pelos cursos de antropologia e história. beijos, pedrita

Jaboticaba Preta disse...

Voce reparou que todos Esses temas sao todos interligados e inseparaveis? Beijocas

olhodopombo disse...

SÃO INTERLIGADOS, INTERDISCIPLINARES,
mas na hora H você precisa se dedicar a um especifico, para fazer parte de alguma equipe....