quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Cidade





Aqui hoje é feriado. Nada esta aberto, com excepção dos barzinhos.Assim eu e a terça parte da minha equipe de Conservação de Bens Culturais, resolvemos fazer uma pequena reunião(num barzinho) para elaborar como vamos fazer no projecto do Museu, a sua localidade dentro da cidade. Finalmente escolhemos o espaço aonde se encontra a câmara dos vereadores, a antiga cadeia da cidade. ao passarmos pelo Museu do Iphan, fotografei o seu acervo ( mobiliário), que é lindo .
Sentamos no barzinho e pedimos cerveja, conversando, discutindo, discordando e falando de eleição. De repente, ao longe eu olho e vejo , uma procissão(outra?)....que cena medieval! O sol de quase meio dia e aquelas pessoas andando lentamente pela cidade vazia, com um andor cheio de flores amarelas e a santa padroeira da cidade, creio que N.S do Rosário...que cena! e quase ao mesmo tempo o garoto do burrinho vem ao meu encontro e ai, outro clic....
A cidade é mesmo um laboratório, um cenário, um lugar de encontros e desencontros através dos mais variados tempos....ate o tempo da Independência, que teve sua luta sangrenta no século XIX, exactamente onde estávamos, nós, a procissão e o menino do burrinho!

4 comentários:

Pedrita disse...

confesso q acho surreal uma cidade fechada, acostumamos de forma não humana uma cidade 24 h acordada. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

gosto das cidades fechadas....

Jaboticaba Preta disse...

E que feriado era?

Pedrita disse...

eu gosto das cidades q fecham pra sesta.