domingo, 17 de outubro de 2010

Chafariz

Eu queria entender melhor essa relação património, histórico ou cultural & povo. Cada vez que saio nas ruas da cidade de Cachoeira para preparar algum trabalho de alguma matéria do curso de Museologia, esse dilema volta à tona. Esse Chafariz, por exemplo. Está na praça principal da cidade, e foi um lugar aonde a população nos séculos passados vinham abastecer de água às suas casas. Esta sendo deposito de lixo, que o próprio povo faz. Na frente colocaram grade, mas mesmo assim a quem entre para vandalisar, por trás as fotos mostram o lixo depositado. E isso porque Cachoeira é um património, dito nacional tombado pelo IPHAN.
Será que antes de um tombamento, a população não deveria primeiro saber o sentido da coisa?
O que adianta tombar sem a devida educação? E por que depois de tombado, os prédios não recebem nenhum tipo de protecção ou conservação?
Cada vez que preciso usar essas coisas de patrimônio para pesquisa, me aborreço tremendamente.

4 comentários:

Hugo Guarilha disse...

Oi, Fátima,

acho que a sua questão que você coloca faz muito sentido, e ela não é simplesmente retórica.Investigar esse tema em profundidade dá uma tristeza imensa...
Hugo

olhodopombo disse...

Pois é Hugo, parece que a chata aqui sou eu que vivo mostrando as coisas desagradaveis....

Zélia Guardiano disse...

Fatima querida
Compreendo perfeitamente sua indignação.
Isso, pra mim, é consequência da falta de educação, problema maior do Brasil. Educação de todos, eu quero dizer, começando por alguns governantes, passando até pelo presid... Bem , deixa pra lá, que não é esse meu objetivo.
É realmente lamentável o que você comenta.
Também me entristeço demais com coisas assim.
Aqui, na cidadezinha onde vivo, não é diferente. Demoliram a vila inglesa, símbolo da chegada da ferrovia no início do século passado, para dar lugar a padaria, lanchonete, loja de 1,99 etc.
A primeira igreja, construida em 1908, foi posta abaixo para que a telefônica pudesse construir um prédio horrendo.
E etc., etc., etc.
Penso que o planeta precisa acabar e começar de novo, para então, quem sabe, talvez, algum dia, brasileiro ter educação.
Abraço, amiga!

olhodopombo disse...

Zelia, o mundo esta sempre acabando e reiiniciando, creio que não tive a sorte de nascer num periodo de Ouro!