domingo, 28 de junho de 2009

Maragogipe






Mais uma cidade dos tempos da colonização fui conhecer hoje.Fica aqui proximo a cidade de Cachoeira, tambem as margens do Rio Paraguaçu e do mar do Atlantico.La se vive da agricultura e tem bonitas fazendas em toda a região, antigamente se fabricava charutos para exportar, mas os alemães que exploravam isso se mandaram deixando tudo em ruinas....Aqui tem algumas fotos da ruina de uma grande fabrica.
Como estava chovendo n~]ao pude conhecer muita coisa, mas fui numa igreja velhissima, toda bordada a ouro e com moveis impressionantes. Alias tudo nestas pequenas cidades giram em torno das igrejas.Não existe cinemas, sempre vou achar estarnho a falta de cinemas nas cidades do interior do Brasil.Não tem Museus, não tem
quase nada de lazer cultural,as pessoas so gostam de festas de ruas, com musicas e bebidas.Mas enfim, cada um com seu gosto,,,,
Tem outra coisa que não consigo parar de pensar/imaginar quando vou a lugares como este que fui hoje:
a historia da exterminação dos Indios em todas estas regiões.
e de como vinham da Europa, das côrtes todos estes homens que nada sabiam dos
lugares que vieram devastaram e criaram outros sistemas de vida.....
muito que pensar,
ser descendente de homens que matavam sem nenhum sentimento as criaturas que viviam
nestas terras,,,,

2 comentários:

Anônimo disse...

Sò uma informação: há museu sim, na terpsircore e na 2 de julho. Há tb um grande arcervo na casa da cultura. Estou estudando isso como tese de mestrado.

olhodopombo disse...

Desde quando existe um Museu? Tenho uma colega de curso de Museologia que é de Maragogipe e nunca citou o Museu. A Casa de Cultura eu conheci, mas no dia que eu visitei não tinha nada acontecendo e nenhuma exposição....