quarta-feira, 16 de outubro de 2013

dentro e fora de bus


Dentro do ônibus eu escuto. As conversas são as mais surrealistas possíveis. Mas uma chamou mais a atenção do que outra. Estava no ônibus Cabo-Sta Rita. O Cabo é uma cidade satélite de Recife; pessoas moram lá e trabalham aqui em Recife. Um passageiro começa a falar sobre assalto ( aliás é conversa corrente dentro de bus). Ele contou para o motorista a seguinte historia: -"Meu irmão ia com o caminhão carregado com um carga sem tamanho. De repente ele vê dois sujeitos deitados , atravessados na pista. Ele acelera e passa por cima dos dois." O vizinho que estava ouvindo a conversa disse: "Isso mesmo, era isso que ele tinha de fazer".

Do lado de fora, pela janela eu olho. As cenas são banais. Em todas as ruas e avenidas de Recife por onde circulam os ônibus existe gente vendendo comida, brinquedos, produtos made in China, jogo do bicho.Não escapa uma rua sequer.

Em frente aos bancos não da para caminhar sem stress.

Dentro do ônibus. A cobradora dorme, a mulher resmunga algo para o motorista. As mulheres sempre detonam com as outras mulheres.É lastimável perceber como as mulheres das classes desfavorecidas se vêem.

Todo mundo fala no celular. Dentro ou fora de ônibus. Atravessando rua, comprando em quiosques, nos correios e etc...Quando eles, os celulares, não existiam o que as pessoas faziam? Telepatia?

A cena bizarra de hoje foi ver estudantes pendurados neste ônibus a minha frente. O motorista do bus em que eu estava queria por queria passar roçando nesse ônibus que as criaturas estavam dependuradas! Felizmente o trânsito ruim não deixou. Ele teve que ficar atrás e quando ultrapassou o outro motorista puxou o bus mais a esquerda!

Recife é uma cidade agradável de ser vista assim, de bus. Muitas pontes, rios, embora muito sujos eu gosto de ver. As águas correndo para o mar. Muitas motocicletas e bicicletas . Cada barbaridade que fazem! De arrepiar!

6 comentários:

Pedrita disse...

é incrível como as pessoas gostam de temas sensacionalistas nas conversas. parecem não saber conversar sobre outro assunto. acho q não sabem mesmo. não vão a eventos culturais. não leem, a conversa fica limitada mesmo. tem hora que parece história de pescador. as mulheres não são parceiras. assustador o machismo da maioria das mulheres. as pessoas hj parecem se sentir mal em apreciar o caminho, ver a paisagem. parece q precisam fingir que estão fazendo algo. beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Fátima, prazer conhecer seu blog. Pelo menos, essa postagem eu gostei muito.
Sou apaixonada por fotografias feitas assim. Do cotidiano.
Agora, eu concordo com o motorista que passou em cima dos homens deitados no chão.
E fico até feliz de imaginar que temos 2 marginais a menos.
Por que vc não tira esse "prove que não é robô", aqui dos comentários. É muito chato.
Pense nisso(tirar). E não fique com raiva, desse meu pedido.

olhodopombo disse...

É sim Pedrita. As conversas giram em torno de assalto, acidentes, doenças terminais, entradas em hospitais públicos e muito xingamento contra os políticos, todos os políticos!

Pedrita disse...

e às vezes como deram um jeitinho pra driblar o sistema. adoraria q eles se interessassem por outras conversas. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

Sim, seria muito bom poder conversar sobre o livro O MULATO, do Aluísio de Azevedo, por exemplo.Tão atual embora escrito nos fins de 1800...Mas a opressão e a falta de conhecimentos culturais os impedem. Uma lástima.

Liliane de Paula disse...

Fátima, vou lhe orientar como se tirar aquele "robô".
Vc vai em Design--> configurações-->configurações e comentários--> na 4º linha tem escrito: Mostrar verificação de palavras. Daí vc coloca NÃO.
e lá no fim desta página tem SALVAR.
Vc salva.
Espero ter ajudado.

Vou, fazer um comentário, no meu blog, sobre seu blog. Vc permite?