segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UMA VIAGEM!

Viajar nem sempre é apenas sair da cidade em que se mora/vive e ir para outra, cidade. Viajar é também sair do seu lugar comum e contemplar o que se passa ao seu redor. Hoje começou a minha jornada na decisão de fazer um mestrado. Hoje começaram as aulas de duas disciplinas que escolhi para definir o meu projeto de pós graduação em Arqueologia. E isso requer idas e vindas da minha casa para a Universidade Federal de Pernambuco - uma verdadeira viagem! 
A minha surpresa foi que pela segunda vez o bus era conduzido por uma mulher; uma mulher motorista de ônibus! Todos os homens que entravam olhavam e sorriam. Ah! como eu queria poder ter fotografado não só com o meu olho esses momentos! A expressão dos machos vendo uma mulher dirigindo um ônibus é hilaria, pelo menos do meu ponto de vista. Fiz essa foto na contra luz propositalmente. Percebe-se que é uma mulher? Se a resposta for sim, então atingi uma parte do meu objetivo.
Subi e sentei ao lado de uma deficiente visual. Ela se voltou para mim assim que sentei. Mas ficou quieta, sem dizer nada. Uns sete minutos depois ela me pediu para avisa-la quando chegasse a determinada parada, onde iria descer. Eu falei que não sabia dessa parada mas iria pedir a motorista para parar. Tive que falar que não sou da cidade e que não conheço-a bem ainda. 
Ai ela perguntou:-"de onde você veio?" respondi -"vim da Bahia".
Ela disse:  - "que coincidência . Eu sou baiana do sertão, de uma cidade à beira do Rio São Francisco. Está passeando por aqui?"
Eu respondi: -"Não. Eu estou fazendo um curso na UFPE."!
Ela disse :  - " E está no fim." ( afirmando)
Eu respondi: - "Não estou no inicio". 
Ela: "Ah!" com uma voz de surpresa. 
Muito surrealista.
No final ela perguntou: -"quem está conduzindo esse ônibus é a morena?"
"Sim", falei.
E ela: -"bom... ela já me conhece!" ai chegou no lugar de descer;  desceu, sozinha e seguiu para casa.

7 comentários:

Pedrita disse...

aqui há algumas taxistas mulheres. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

Aqui também tem muitas taxistas. Motoristas de ônibus, poucas

Pedrita disse...

acho q vc vai gostar do post q coloquei.

Liliane de Paula disse...

Não, Fátima. Pela foto não identifiquei que era mulher dirigindo.
Ando muito raramente de ônibus. Mas essa semana, fui no vuco-vuco(comércio do centro), de ônibus, e fiquei surpresa e contente pq vi o Cobrador, fazendo Palavras Cruzadas, num Jornal.
Depois que ela acabou perguntei se tinha achado difícil. E parabenizei-o.

olhodopombo disse...

Liliane,
o perfil é delicado para homem, mas a silhueta é mesmo uma forma de camuflar.
Pedrita , a Nova Museologia é o que tem feito pessoas comuns ter interesse pelo que acontece nos Museus, assim como a sociomuseologia tem feito muito para inserir o entorno dos espaços museais em sintonia com os discursos museologicos.

Liliane de Paula disse...

Fátima, estou esperando outras postagens de seus passeios de ônibus.

olhodopombo disse...

Liliane,
não tenho saído de casa; estou a bordar à mão uma colcha cheia de recortes, bordados e pinturas.... vai para os EUA, agora em novembro e preciso correr com a produção...
mas me aguarde pois na última viagem que eu fiz ouvi uma historia que até agora me deixa tonta!.