domingo, 11 de novembro de 2012

GEPETOS DE PRAGA




É o nome de uma exposição linda de bonecos marionetes na Caixa Cultural, em São Paulo, na Praça da Sé; esses bonecos feitos em madeiras,cordas, tecidos e outros ingredientes são provenientes da cidade europeia de Praga, capital da República Tcheca que um empresário paulista conseguiu trazer para cá.
Nos sábados uma oficina é oferecida as crianças, com aquelas famosas monitoras da ação educativas em museus.Nestas oficinas, crianças deveriam montar seu próprio boneco e pintar. E isso não acontece por causa da sempre   interferência das monitoras adultas, que até na cor e para usar a cola se intrometem nos trabalhos que deveriam ser livre e que as próprias crianças fizessem; inclusive que escolhessem como faze-lo e pintá-lo, o que eu não vi.
Porém vivemos momentos bem desagradáveis num destes sábados em uma destas oficinas . 
Primeiro a porteira do centro cultural impediu que uma menina de 4 anos pudesse estar na oficina, e essa menina foi a minha sobrinha Iara, que em sua casa usa à vontade lápis , tesoura, papel, e cola; assim como já ensaia o ato de fotografar, com sua própria máquina. 
Segundo pessoas adultas estavam fazendo os bonecos como se fossem crianças e usando o espaço delas na mesa. Quando resolvi reclamar da situação houve uma troca de informações acusatórias de todo o Sistema do espaço cultural, e de como foi difícil para o Curador desta exposição conseguir a liberação do espaço em que foi idealizada esta oficina. 
Continuo com a minha visão do Museu no Brasil: de que falta espaço para a criatividade da Criança dentro dele.

Um comentário:

Pedrita disse...

eu vi uma exposição do pinóquio no sesc belenzinho e adorei. na época vi q essa está em cartaz, parece bem bacana. q bom q está curtindo a diversidade cultural dessa cidade. beijos, pedrita