segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Aventuras comicas de uma viagem

Eu gosto de sentar nas cadeiras 2 ou 4 quando viajo de onimbus; nesta viagem a cidade do vale do Rio São Francisco, chamada SENTO SÉ, não foi diferente; viajei na cadeira 4. Ela tem um certo espaço e eu posso apreciar a paisagem e fotografar através do vidro, tanto na lateral da janela, quanto no frontal do veiculo.
Bom, na volta, saindo de Juazeiro para Feira de Santana, o bus ficou tão apinhado de gente o trajeto quase todo que foi uma doideira. Eu eu estava confortável, sentada, ao lado outra mulher ( aposentada dos Correio) e vinhamos trocando figurinhas, abobrinhas e nem tanto assim, para aguentar as 8 horas da viagem, sem stress. Foi quando subiu na cidade de Ponto Novo ( tinha que ser assim o nome), um homem magrinho, meio velhote, baixinho e simplesmente se aboletou na minha cadeira, em pé! Quer dizer, em frente a minha visão da paisagem e sem nem pedir licença! Hum, deixei. Afinal o coitado estava em pé, e eu sentada, confortável. Na cidade seguinte,Barradas, em verdade um povoadorzinho, subiu um menino vendendo picolé. Eu e a Regina (a que estava sentada na cadeira 3, janela), compramos, o meu de Tangerina(HORRÍVEL), o dela de Uva, bem roxo! Chupamos o picolé e ficamos com os papeis gosmentos nas mãos porque não tem no bus lugar para armazenar lixo ( dai se entender porque à beira das estradas a sujeira industrial impera!)... Na cidade seguinte,ou seja outro povoadorzinho chamado Cardozo, subiu mais gente, o bus ficou apinhado parecendo lata de sardinhas, e subiram 3 jovens tipo estudantes e ficaram também encostadas na minha lateral esquerda. alguns minutos depois que o bus deu partida, resolvi guardar meu papel sujo do picolé no bolso do homenzinho, cuja calça era enorme para ele.; a ideia foi legal, e ai guardei o papel da Regina também, e ele nem deu conta da minha manobra, mas as garotas sim ... e começaram a dar risadas; foi contagiante porque eu e a Regina também demos as nossas boas risadas. O homenzinho nada percebeu. Uma delas ate comentou assim :"não vale publicar no Facebook", quando respondi eu : será a primeira coisa que farei quando chegar em casa!". Não publiquei ainda no Face, mas rendeu essa postagem no blog que esta publicada no face, assim deu na mesma.. Para finalizar, as garotas desceram em Nova Fátima ( eita que nome), uma jovem cidade nas margens da rodovia que viemos, e saíram do bus rindo... O homenzinho sem perceber nada, ao descer, em Riachão do Jacuípe, cidae seguinte a das garotas, ainda pôs a mão na região do bolso para verificar se sua carteira estava la ( e estava, claro), mas não percebeu o papelzinho e o pauzinho do picolé! e eu a Regina através da janela do bus, rimos mais ainda e desejando sermos umas mosquitas, para ver a cara dele, quando em casa, achou os picolés em forma de palitos no seu bolso!

4 comentários:

Pedrita disse...

Acho divertido esse hábito no interior dos ônibus de viagem serem praticamente ônibus de transporte público de cidade. Se é que me entendeu. Normal, afinal as pessoas precisam se locomover, mas é engraçado pq a dinâmica é outra. Uma vez em um ônibus para o interior aqui em São Paulo entravam com tudo, galinhas, cachorros. E sentavam ou ficavam em pé onde dava. acho q o mais engraçado é q a calça é ferrari. imagino o qt a ferrari deve ter adorado essa "bela" calça pirateada e picolezada. adorei! beijos, pedrita

olhodopombo disse...

sim. aqui eles não permitem mais os transportes de animais. estão virando gente chic!
mas o povo transita como pode de uma legua para outra. a pobreza é evidente, porem tem algo mais no ar....

Pedrita disse...

confesso q tenho minhas dúvidas qt a proibição de levar animais. não há muitas outras possibilidades de transportes nesse país.

olhodopombo disse...

la pelos cariris da paraiba isso ainda ocorre. mas nessa viagem que eu fiz, as pessoas são muito de plastico : consumindo so essas coisas horroroas que vendem por ai nesses saquilhos , sem vitaminas, sem proteinas,
por isso o lixo é tão grande em todo o percurso da viagem!