sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Parahìba

Gosto quando escreviam Parahiba, com a letra H.Fica charmoso e com um som mais bonito.
Aqui estou eu na Parahiba, na sua capital que vaios nomes ja teve e agora s echama João Pessoa, se fosse depender de mim a muito tempo ja teria mudado de nome outra vez,
acho este nome HORRIVEL, preferia quando a capital tambem se chamava Prahiba, ou ate mesmo Philipeia, em homenagem a algum monarca espanhol.Ou seria aminha grande bisavô dona Philipa?
Enfim estou na Parahiba, ja fui a muitos lugares,tirei muitas fots (esqueci o cabo da minha maquina digital)que vou postar quando estiver de volta a minha casa, na Bahia.
Mas eu ia contar, alias ja contando de alguns momentos extremamente horrorosos que presenciei no Espaço Cultura do São Francisco, um lugar historico, tombado pelo IPHAN em 1952, como Patrimonio Nacional.
Aconteceu o seguinte: fui la uma primeira vez para apreciar e fazer algumas anotações de tudo que esta la dentro do espaço, um convento de freis franciscanos, que levou 200 anos para ser construido, com tres capelas dentro.
Depois fui outra vez, para fotografar.Foi nestes momentos que eu fiquei totalemnte constrangida , perplexa com alguns visitantes que pelo sotaque pareciam ser de Minas Gerais, ou interior de São Paulo.Nunca vi nada mais absurdo dentro de um Museu.Eles gritavam, as crianças corriam e subiram nos alteres, nas cadeiras antigas aonde os freis sentavam na hora de cantar, cadeiras enormes,queriam e algumas pegaram nas aobras de artesanato expostas no espaço contemporaneo e o homem que parecia ser o chefe do clã, colocava as mãos em tudo e ate em lugares que estava escrito NÃO TOQUEM....a guia, não conseguiu controla-los eles falavam tão alto que chegou a incomodar os outros visitantes inclusive eu e a Sofia.DETESTEI fazer esta visita com outras pessoas no mesmo momento.No dia anterior havia uns estrangeiros e a gente quase não percebia que tinha pessoas dentro do espaço;.;;;;
brasileiro, de qualquer parte do pais tem seu quinhão de pessoas desagradaveis.abominaveis, pessoas NOJENTAS, mesmo!

4 comentários:

Pedrita disse...

isso é problema de educação e não falo somente de pais q não educam os filhos, mas de pais q não estudaram a importância da nossa história. portanto eles mesmos não tem a noção do que é um patrimônio, muito provavelmente jogam lixo nas ruas e o evento mais fashion e caríssimo que foram é o rodeio de barretos. infelizmente é isso. se pelo menos as novelas mostrassem como se portar em lugares assim, acho que já ajudariam um pouco. beijos, pedrita

Os Incansáveis disse...

É, eu já presenciei este tipo de coisa com a minha afilhada e meus compadres. Fomos com eles no Ateliê de Francisco Brennan em Recife e a menina começou a subir nas esculturas! Eu e minha sogra, horrorizadas, tentávamos tirá-la de cima mas os pais estavam achando engraçado. O pior é que é gente com estudo superior e pós-graduação! Que constrangimento! Resultado: nunca mais saí com eles para museu nenhum.
Denise

olhodopombo disse...

eu quase cometi um erro absurdo la, enquanto presenciava essas estripulias;
não se pode deixar de dizer de certamente pura falta de educação, mas como me conheço,
acabei me retraindo, pois a vontade que tive foi de puxar as crianças pelas orelhas.

Zélia Guardiano disse...

Concordo com você, Tamar.
Recentemente visitei o MAM para ver a exposição do centenário de Burle Marx e lá também havia umas poucas pessoas que, certamente, pensavam estar num mercado de peixes.
A educação...Bem, deixa prá lá...Para muita gente o importante é que o Brasil faça mais gols que a Argentina...