sexta-feira, 24 de julho de 2015

Viagens nas ruas do Recife...







Eu passei vários dias sem sair de casa por causa das chuvas. Muita chuva. Noticias de eletrocutamento de pessoas em ruas da cidade do Recife em dia de chuva foi um dos motivos de me reter em casa. Mas hoje como o Sol apareceu e o dia estava lindo resolvi perambular. Eu estou criando um jogo de memória com cromos de animais para meu neto que vai nascer e ai fui numa casa  (comercial que trabalha com papel) que corta todo tipo de papel e sua várias gramaturas. Essa empresa fica numa rua das mais antigas do bairro da Boa Vista. Até chegar lá eu caminhei uma boa estrada e fiquei vendo/observando os transeuntes e fotografei apenas com o olhar ( não tenho andado com câmara fotográfica por aqui, por causa de assalto). Depois de tantos dias sem sair de casa eu pude ver e sentir...
Muitas imagens. Muitas cenas. Muitas pessoas com deficiências físicas, muita gente com muletas, Muita gente com o sofrimento estampado nos rostos. Mas duas imagens foram registradas por meu olhar e sentido com muita mais força dos que todas as outras: Um homem negro, mendigo dormindo em baixo da marquise de um prédio antigo e decadente com um cachorro deitado sobre o seu corpo como se o estivesse protegendo.
A outra cena foi : dois caras nem jovens e nem velhos, sentados num batente de uma casa velha, na Rua Velha, fumando maconha e eu ao passar por eles, ouvi quando um deles disse "- e o cheiro da cola atrai muito"....Eles pareciam que estavam sozinhos ali, nenhum tipo de preocupação para com os transeuntes. E eu passei também tranquila como se não os estivesse percebendo e sentindo o cheiro forte do cigarro deles....Isso era mais ou menos 14:30 horas.
Nos ônibus as conversas são cada vez mais intimas. A de hoje foi com um casal de velhos que comentaram que estavam saindo de casa depois de sete meses! A mulher sofreu uma queda fez duas cirurgias e passou um longo tempo num hospital... Eita como uma cidade pode viver ao vivo a sua História!
Passei em vários lugares, a luz estava linda e tinha muita gente fervilhando como um formigueiro pelas ruas do Centro de Recife!
Amém.

Um comentário:

Pedrita disse...

aqui começou a chover muito, mas muito ontem. sempre fico preocupada com enchentes. precisamos muito de água. faz tempo que não chove, mas a cidade é toda impermeabilizada com asfalto, qd chove muito gente sofre. lindas fotos, lindo o colorido das fotos. bejios, pedrita