domingo, 2 de setembro de 2012

IV Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre

                                 Casal de professores arqueólogos do Museu do Homem de Paris,Drs Vialou, que fizeram um trabalho no interior do Mato Grosso, na Cidade de Pedra. Ótimas apresentações.
                                 Além de todas as espectativas o encontro foi bastante salutar. Para mim, foi pertinente  a apresentação da Arqueóloga e Professora Dra.Fabiana Comerlato, pois me deu uma luz para o meu Projeto Monográfico.
Com professores pesquisadores das seguintes áreas: Arqueologia, Historia, Arte Rupestre , Química, Semiótica e Educação Patrimonial o encontro satisfez. De vários estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Para/Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Brasília, e o casal Vialou de Paris. Algumas alfinetadas foram dadas, como um dos pesquisadores da Paraíba que sugeriu que o povo de Pernambuco esta por trás dos roubos de fragmentos de pedras com inscrições rupestres da Paraíba para serem vendidas a coleccionadores. Acusação por parte do pesquisadores pernambucanos contra fanáticos católicos que estão caiando paredes  inteiras de inscrições rupestres em grutas em Pernambuco porque que usam como local de culto, peregrinaçao e local de milagres as grutas que estão cobertas de inscrições rupestres, Arte Rupestre, um termo usado para melhor falar das expressões feitas por seres de 30 / 12 / 20 mil anos atrás. Obviamente que por nada sabermos do mental desses seres tudo que é dito é uma especulação. Actualmente aparelhos digitais de alta precisão está trazendo novas informações sobre o assunto. Inclusive a apresentação em 3D de algumas apresentações foi muito elogiadas.

Nenhum comentário: