sábado, 21 de abril de 2012

chuva de Tanajuras

Hoje por alguns instantes pareceu que tudo que já foi continua sendo. Ao ver as crianças da minha rua correndo atrás das miseráveis tanajuras que depois do voo perdem as suas asas e caem no chão, me lembrei do interior de Pernambuco, a cidade de Garanhuns aonde morei quando eu tinha uns cinco anos de idade! Lembrei da surrinha que a minha mãe coreografou dar em nós seus filhos por termos comido a farofa de manteiga com bunda de tanajuras que a vizinha, da nossa casa, nos ofereceu no lanche do final da tarde.
Aqui as crianças querem pega-las para ouvir o som do esmagar, diferentemente das outras crianças dos lugares onde tanajuras são petiscos alimentares para o paladar e não para o auditivo.
Tentei e tentei captar a chuva, mas como as águas, elas ficam difíceis de serem capturadas na imagem.
 As outras formigas também se alimentam do corpo e vida de suas semelhantes.
 Aqui algumas que escaparam de serem esmagadas pelas crianças, ainda.
 Uma que acabou de cair, ainda com asas mas sem forças para levantar voo outra vez!
 Na minha rua a chuva de Tanajuras comemora o dia da invenção do Tiradentes!
Portanto eu faço apenas uma pergunta: alguém conseguiu vê-las contra esse Céu? Sim, porque devemos dizer que a chuva de tanajuras acontece depois de uma chuva de aguas fortes em determinada época do ano, o Céu fica lindamente azul e o Sol de um amarelo vangoguiano.

4 comentários:

olhodopombo disse...

Ih! esqueci de perguntar: Garanhuns é uma palavra que deriva de Garanhão?

Pedrita disse...

aqui no calor todos se estressam com aqueles q saem da terra e depois as asas caem pq falam q são cupins. mas eu os acho tão simpáticos. beijos, pedrita

olhodopombo disse...

Sim Pedrita.Podem ser cupins! Eles voam e caem, ao cair perdem as asas se enraizam na terra depois sobem e devoram tudo.Eles são como os urubus, eles existem para acelerar o processo de degradação. Na verdade são os limpadores, mas o HOMEM com seu etnocentrismo destroi tudo e não quer receber o troco!

Pedrita disse...

realmente fatima, nós mexemos com o equilíbrio da natureza, não temos como ficar bravos com o q resistiu.