sábado, 23 de novembro de 2013

PRE COM SEITAS ou PRECONCEITOS?



Eu resolvi aprender novas técnicas de pintar, de pintura em tecidos. Eu escolhi o lugar e fui. Na primeira aula eu me senti incomodada com a imposição da professora que queria que eu mudasse a forma como pego no pincel. Ela não gosta da maneira como eu pego no pincel. Enfim, coisinhas. Na segunda aula, já foi demais. Ela escolheu o pano para eu pintar. Ela escolheu o motivo para eu pintar. Ela escolheu as cores para pintar a figura. Ela acabou pintando em vez de eu! Ai é que vem a coisa do preconceito. Ela escolheu a figura de uma meminha tradicional européia, contemplando uma borboleta. Nada de mais se ela não a pintasse rosada, com roupa de sinhazinha e com um toque de contos de fadas. A professora é mestiça de negro com não sei quem, e não aceitou que eu quisesse pintar a menina na cor sépia.Nos menores detalhes é que percebemos como essa sociedade de classe menos afortunada mastiga e engole tudo que é imposto pelo outro, que é invisível ao seus olhos, esse outro que determina se a beleza está em ser "branco" ou não. NOJENTO!.

5 comentários:

Pedrita disse...

lindas as pinturas. eu acho muito estranha essa forma de ensinar pintura. parece aula de etiqueta, ou se faz igual ou não aprendeu. há poucas escolas de pintura no brasil q estimulam a criação e a criatividade. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Muito boa essas pinturas, um artista aqui do recôncavo baiano se apaixonaria por elas de imediato assim como eu; o nome dele é Nelson Magalhães ele tem esse blog http://anjobaldio.blogspot.com.br.
Gosto dos seus trabalhos, seu estilo de fazer arte com coração, sentimento. Arte é liberdade essa imposição no curso é absurda.
Um abraço!


Áydano Jr.

Liliane de Paula disse...

Acho que tem que se aprender, afinal vc estava numa aula, ensinando como segurar o pincel.
Depois vc, alçaria seu voo.
Acho que vc não foi uma boa aluna(risos).

olhodopombo disse...

Mas eu nem quero e nem NUNCA vou ser uma boa aluna. EU TENHO LUZ PRÓPRIA!

olhodopombo disse...

Mas eu nem quero e nem NUNCA vou ser uma boa aluna. EU TENHO LUZ PRÓPRIA!