domingo, 11 de novembro de 2012

GEPETOS DE PRAGA




É o nome de uma exposição linda de bonecos marionetes na Caixa Cultural, em São Paulo, na Praça da Sé; esses bonecos feitos em madeiras,cordas, tecidos e outros ingredientes são provenientes da cidade europeia de Praga, capital da República Tcheca que um empresário paulista conseguiu trazer para cá.
Nos sábados uma oficina é oferecida as crianças, com aquelas famosas monitoras da ação educativas em museus.Nestas oficinas, crianças deveriam montar seu próprio boneco e pintar. E isso não acontece por causa da sempre   interferência das monitoras adultas, que até na cor e para usar a cola se intrometem nos trabalhos que deveriam ser livre e que as próprias crianças fizessem; inclusive que escolhessem como faze-lo e pintá-lo, o que eu não vi.
Porém vivemos momentos bem desagradáveis num destes sábados em uma destas oficinas . 
Primeiro a porteira do centro cultural impediu que uma menina de 4 anos pudesse estar na oficina, e essa menina foi a minha sobrinha Iara, que em sua casa usa à vontade lápis , tesoura, papel, e cola; assim como já ensaia o ato de fotografar, com sua própria máquina. 
Segundo pessoas adultas estavam fazendo os bonecos como se fossem crianças e usando o espaço delas na mesa. Quando resolvi reclamar da situação houve uma troca de informações acusatórias de todo o Sistema do espaço cultural, e de como foi difícil para o Curador desta exposição conseguir a liberação do espaço em que foi idealizada esta oficina. 
Continuo com a minha visão do Museu no Brasil: de que falta espaço para a criatividade da Criança dentro dele.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MASP e a ARROGANCIA CRISTALIZADA

 ADORO TUDO QUE O MODIGLIANI CRIOU....
 AS PINCELADAS DESTE QUADRO ME FEZ PRENDER A RESPIRAÇÃO! mONET.
 !Para mim, esse é o mais belo trabalho do RENOIR, e não sabia que está nesta cas sebosa do MASP!


tRES maravilhosas obras primas de artistas que eu amo estão no Museu de Arte de  São Paulo, museu idealizado por Assis Chateaubriand ,(um paraibano que nasceu na cidade de Umbuzeiro no Estado da pARAÍBA uma cidade fronteiriça com o Estado de Pernambuco) e um fascista italiano , que não faço a menor questão de saber onde nasceu na Italia chamado Pietro Bo Bardi e sua amante Lina Bo Bardi, arquiteta que criou o espaço físico do MASP. Nada de mais para comentar. Porém o que me faz escrever aqui são os SentimentoS. Se fosse possivel expo-los, os funcionários desta instituição não teriam a menor dificuldade em encontrar material. E na ordem teríamos:
ARROGÃNCIA,
PREPOTÊNCIA,
SENTIMENTO DE POSSO e POSSE INDEVIDA,
SUJEIRA,
IMBECILIDADE,
INFANTILISMO,
GROSSERIA,
PRENCOCEITOS de várias tonalidades...

E o que dá vontade de rir de todos  eles é :
eles  acreditarem que são os  donos das obras acondicionadas neste espaço.
UNS PULHAS.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

São Paulo, hoje:07/11/2012





São Paulo, a capital do Estado mais rico do Brasil, é uma aventura passar por ela, que dirá viver dentro dela. Antropologia Visual em São Paulo é o que de melhor existe, e eu ando fazendo isso através das janelas dos ônibus que circulo pela cidade.Na Rua Ribeirão Preto, no bairro Jardins eu achei dinheiro enrolado,logo em seguida na Av. Paulista um Sketista quase me atroplela, por um triz. Andei pela Praça da Sé e o que tem ali em milhares de imagens não se conseguirá dizer tudo.Visitei o Museu de Arte de São Paulo e fiquei chocada com o descaso em seu entorno. A arrogância dos funcionários, o mal atendimento aos visitantes, o descuido com os espaços não vistos pela maioria, ou seja cantos com objetos largados, aparência de sujeira, a forma rídicula de embalar livros comprados ( tipo sacola de plástico de má qualidade), pessoas que trabalham dentro do Museu que não sabem informar NADA, relativo ao museu, enfim , um desastre museológico!