quinta-feira, 28 de outubro de 2010

caminhos distintos

Gostei disso. Uma vitrine numa loja do aeroporto da cidade de Salvador. Para mim, bem representativa do que se passa no lugar. Das criaturas anonimas e elegantes que percorrem caminhos, entram em aeronaves e seguem destinos distintos e aquela pose de "eu sou importante"e você quem é?

domingo, 24 de outubro de 2010

aula no sábado, de arte sacra



Foi bem divertida esta aula. O terreiro tinha recém dado uma festa de Cosme&Damião, esses gemêos , patronos das crianças, e estava todo paramentado ainda da festa e até docinhos e balas ainda tinha para nos ofereceram. A ala cristã da minha turma ( os evangélicos e os católicos não compareceram a esta aula). Alguns lugares não se pode tirar fotos, outros eu fiz fotos mas não cabe coloca-las aqui; Cachoeira é uma cidade que mantém o culto ao Candomblé com bastante propriedade , e isso dá um toque a mais na cultura do lugar. Gostei muito, a professora ficou atenta a tudo.

sábado, 23 de outubro de 2010

uma aula num museu

cama de solteiro, estilo dom João....
mesa colonial
\
a turma admirando a cadeirinha de Arruá. aquela cadeirinha que era carregada por dois escravos, para os senhores e senhoras passearem....


Pela cadeirinha de Arruá começamos a nossa aula. Mas muita coisa me intrigou. O museu do Iphan em Cachoeira não tem museólogo ; a reserva técnica é deveras intrigante, nem tive coragem do colocar as fotos que eu fiz;
o guia quando falou sobre o quarto da donzela virgem da era colonial, me irritou profundamente,; o tom dele era de um moralista dos anos 1800 justificando o porque do quarto da donzela virgem , não ter janela e nem uma porta independente. O quarto da donzela virgem ficava dentro do quarto dos pais, que era uma forma de impedi-la de sair e dessa forma conservar sua virgindade; ele só esqueceu de falar que muitas donzelas foram molestadas pelos pais, sob a vigilância das mães que por baixos dos seus lençois faziam de conta que não estavam sabendo....
O mobiliário do museu do IPHAN veio todo do Rio de Janeiro, que aliás é maravilhoso.
Enfim .... para uma aula senti que faltaram algumas coisas.....

domingo, 17 de outubro de 2010

Chafariz





Chafariz

Eu queria entender melhor essa relação património, histórico ou cultural & povo. Cada vez que saio nas ruas da cidade de Cachoeira para preparar algum trabalho de alguma matéria do curso de Museologia, esse dilema volta à tona. Esse Chafariz, por exemplo. Está na praça principal da cidade, e foi um lugar aonde a população nos séculos passados vinham abastecer de água às suas casas. Esta sendo deposito de lixo, que o próprio povo faz. Na frente colocaram grade, mas mesmo assim a quem entre para vandalisar, por trás as fotos mostram o lixo depositado. E isso porque Cachoeira é um património, dito nacional tombado pelo IPHAN.
Será que antes de um tombamento, a população não deveria primeiro saber o sentido da coisa?
O que adianta tombar sem a devida educação? E por que depois de tombado, os prédios não recebem nenhum tipo de protecção ou conservação?
Cada vez que preciso usar essas coisas de patrimônio para pesquisa, me aborreço tremendamente.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

hoje

Vou contar uma historinha. a foto do post de hoje é apenas para ilustrar o texto, pois não fiz foto especifica sobre o que vou contar. À propósito: a foto que esta aqui é de um fruto do mandacaru, uma vegetação própria da caatinga paraibana, nordestina, brasileira e é um delicia quando esta madurinha.
Bem, a coisa é a seguinte:
a minha professora de Conservação de Bens Culturais, vem toda semana de Salvador para nos dar aulas: anto de conservação de objectos museais, quanto de conservação de midias eletronicas.
Acontece que por isso ela precisa almoçar nos restaurantes da cidade. E hoje ela não deu sorte: estava almoçando no restaurante mais famoso , (o MAKTUB aonde a nata da Society cachoeirana se alimenta no almoço e no jantar) da cidade quando de repente o que ela acha no seu prato? UMA PERNA DE BARATA. Exactamente isso. Ela fica (imaginem como?) irada, claro. Então ela resolve esclarecer o ocorrido com o dono, pois a garçonete lhe dispensa pagar o que ela tinha ingerido. Acontece que o dono do restaurante começa a gritar com ela, dizendo que aquilo que ela estava mostrando a ele (num guardanapo de papel), não era uma perna de barata.....
Para ela foi um vexame, mas mesmo assim ela pegou a coisa, guardou-a bem embrulhadinha e depois da nossa aula retornou para Salvador, aonde vai levar para fazer analise, em laboratório aquela coisinha igualzinha a uma perna de barata que ela achou na comida dela , hoje.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

por que escolher?

grupo de estudantes e estudiosos da arte rupestre em Lençois na Bahia 2010
serra das Paridas 2010


olhando as fotos que eu fiz durante o encontro de arqueologia na Chapada Diamantina e ao mesmo tempo vasculhando o arquivo pessoal para montar o trabalho de antropologia visual eu fico pensando: por que escolher o que fazer?
Arqueologia?
Antropologia?
Arte Postal?
Arte Rupestre?
Arte Sacra?
Teoria de Objectos?
Documentação?
arte pura?
fotografia?
HISTORIA?
quantos caminhos.....e tantas encruzilhadas.....

um olhar antropologico nos meios de transportes

visão da praça dos Correios, com intenso movimento em dias de semana, e nos dias da feira livre (sábado e sexta-feira)
Cadeirinha de Arruá, objecto em exposição no museu do IPHAN, essa cadeirinha era utilizada pelas sinhazinhas nos poucos momentos permitidos a andar pelas ruas da cidade (usavam quando iam as Igrejas), sendo levadas pelos escravos.
Essa foto é uma das laterais do correio; por aqui os carteiros entram para o espaço interno do prédio, alguém da roça veio pegar suas correspondências, e o jumentinho dócilmente o aguarda.



Sobre a vida cotidiana na cidade da Cachoeira. Eis o tema para mais um trabalho, que estou fazendo para nota na disciplina Antropologia Visual. Meu recorte será com relação ao uso dos burros e cavalos ainda em uso por aqui na vida do dia a dia.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

gatos



gatos
muitos gatos
gosto dos gatos

domingo, 10 de outubro de 2010

Um gato invasor





Novamente a ordem das imagens não segue a fidelidade delas. A primeira deveria ser a ultima.Mas enfim, a minha paciência com os macetes da era digital é curta.
Este gatinho apareceu na chuva da minha rua.Fiquei com dó dele e o trouxe para o meu curto quintal.Ele agora esta morando lá; tem um sofá antigo (do meu senhorio), e alguns outros apetrechos por onde ele se esconde .Uma coisa que gosto nele é como é bravo! Não deixa ninguém se aproximar , fica rosnando e mostrando os dentinhos como um tigre enfurecido.
Pena que não consegui ele mostrando suas garras....
Os dois moradores mais antigos, Vaquinha Elizabeth e Claude-Levi-Strauss, detestam ele.
Acho que tenho um Karma com gatos.....

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

BOTECO SUJO: Censura eu, Folha!

BOTECO SUJO: Censura eu, Folha!

A Cidade





Aqui hoje é feriado. Nada esta aberto, com excepção dos barzinhos.Assim eu e a terça parte da minha equipe de Conservação de Bens Culturais, resolvemos fazer uma pequena reunião(num barzinho) para elaborar como vamos fazer no projecto do Museu, a sua localidade dentro da cidade. Finalmente escolhemos o espaço aonde se encontra a câmara dos vereadores, a antiga cadeia da cidade. ao passarmos pelo Museu do Iphan, fotografei o seu acervo ( mobiliário), que é lindo .
Sentamos no barzinho e pedimos cerveja, conversando, discutindo, discordando e falando de eleição. De repente, ao longe eu olho e vejo , uma procissão(outra?)....que cena medieval! O sol de quase meio dia e aquelas pessoas andando lentamente pela cidade vazia, com um andor cheio de flores amarelas e a santa padroeira da cidade, creio que N.S do Rosário...que cena! e quase ao mesmo tempo o garoto do burrinho vem ao meu encontro e ai, outro clic....
A cidade é mesmo um laboratório, um cenário, um lugar de encontros e desencontros através dos mais variados tempos....ate o tempo da Independência, que teve sua luta sangrenta no século XIX, exactamente onde estávamos, nós, a procissão e o menino do burrinho!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Museus em miniaturas, ou seja: Maquetes de Museus

Fachada da minha maquete, terminada hoje na sala da aula de "Conservação de Bens Culturais", Museu do Samba....eita foi um parto entanto.......
Museu Mariano,de obras religiosas cristãs
Museu de Brinquedos
Museu da Guerra
Museu de Arte Contemporanea deste quarteto cheio de bossa. Também esta bem lindinho


A turma apresentou suas maquetes, originais, bem elaboradas, e deram um show de talentos ocultos;
e agora vamos arregaçar as nossas mangas para fazer a iluminação e observar como vai ficar cada objecto de acordo com o calor solar, ou seja como fica a do posição do Museu de acordo com os pontos cardeais e dentro do espaço como esse calor é reflectido e sentido nas suas obras, nos seus objectos , enfim no acervo museal.
Assim como fica a reserva técnica, a menina dos olhos de qualquer Museu que se prese como Museu.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

eleição para presidenta

não pude comparecer as urnas no primeiro turno, mas no segundo já vou para Salvador um dia antes de votar, para garantir meu voto.
e vou votar na primeira mulher que será presidenta deste pais continental.
nem quero saber de vampiros baixos astrais no poder. chega de homem feio comandando a nação.
e vamos ver se afinal, a condição feminina mudou um pouco do século XVI para agora século XXI.....

domingo, 3 de outubro de 2010

DIA De ELEIÇÃO?


Sim, dia de eleição. O país esta fervendo, com duas mulheres disputando o Poder Executivo.Como meu título é de Salvador, acabei não viajando para ajudar a eleger uma das duas.....
E, sim fiquei eu aqui, no tormento de terminar de fazer,praticamente sozinha, uma maquete (lembram que perdi a disciplina?que nós não fizemos durante quatro meses?apenas um cubo?) (agora )para nota na disciplina Conservação de Bens Culturais...e usando a pior coisa que existe: o isopor, que foi a escolha dos outros da equipe e que nem apareceram para cortar um pedacinho de papel, sequer.
Também não foi minha a escolha do Museu: um museu de samba, mas ate que estou gostando deste tema, poucos objectos vou precisar de fazer para a reserva técnica e isso já adianta a coisa toda.Na reserva técnica terá: um violão (feito de papel paraná), um pandeiro(idem), livros (comigo) tem que TER livros, (usei recortes de uma revista que usava papel reciclado, e ficaram bonitinhos, bem miudinhos), indumentarias, ou seja roupas , chapéus e talvez sapatos
( que ainda não fiz); precisam serem bem pequeninas, as roupas, e os sapatos que serão confeccionados de tecidos de algodão.Na reserva técnica também tem fotos ( comigo então!) e nas paredes uma exposição de fotos , que ainda não escolhi o tema. Um telão com um filme em preto e branco de uma multidão dançando samba, que achei numa revista antiga, infelizmente a foto esta sem credito. E tem também uma sala administrativa com mesa e PC e um livro de assinaturas..que ficou minúsculo, e tem ate caneta.Aqui só tem as fotos do inicio da maquete, que contou apenas com a colaboração de um colega....
O Museu será usado para aprendermos a fazer iluminação dentro de espaços museológicos de uma forma que não prejudique os objectos do Museu....

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1 Seminário de Arqueologia da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia

A tradicional imagem . Foto do professor,arqueólogo, Carlos Costa .
A nossa equipe de estudantes com a professora arqueóloga, Dra Fabiana Comelato, depois do
término do Primeiro Seminário de Arqueologia, aqui na nossa UFRB. Foi um sucesso!